Serra Negra Puríssima
contato

Mais Informações

Beber a quantida de certa de água na juventude é ainda mais importante para a saúde.

A água é sem dúvida o nutriente mais importante da nossa vida, mas beber água na terceira idade é ainda mais essencial do que quando se é jovem. Com o passar dos anos, o nosso corpo vai perdendo a capacidade de reter líquidos, causando uma possível desidratação.

Outro fator que contribui para a desidratação é a perda da capacidade de perceber que estamos com sede. Sendo que a sede já é o sinal de que o nosso corpo já está desidratado, ou seja, deve-se beber água regularmente na terceira idade afim de evitar a debilitação da saúde. Entre as vantagens de se beber bastante água na terceira idade estão: melhorar a digestão, controlar a pressão sanguínea, dificultar a formação de cálculos renais melhorando o funcionamento dos rins, manter a pele hidratada, mumentar a resistência física, diminuir o risco de infarto.

Confira agora algumas dicas para se manter sempre hidratado:

COMA FRUTAS RICAS EM LÍQUIDO

Frutas são uma ótima fonte de líquidos, o que ajuda a manter o corpo sempre hidratado. Melancia, melão, abacaxi e laranja estão entre as frutas que mais possuem líquido e são ótimas para ajudar a repor a água na terceira idade.

FAÇA CHÁS E SUCOS NATURAIS

Outros dois importantes aliados que podem manter a hidratação em dia são os chás e os sucos. Consumi-los diariamente durante as refeições irá manter seu corpo sempre hidratado.

PREPARE RECEITAS COM BASTANTE ÁGUA

Você também pode se beneficiar de algumas receitas que precisam de muitos líquidos como sopas, ensopados, entre outros. Assim você não precisa contar somente com os copos de água na terceira idade para ficar hidratado.

Com essas dicas e o conhecimento de que a água na terceira idade é ainda mais importante para o nosso corpo, não tem como deixar para depois o consumo de bastante líquido. Então, peça já a sua água mineral e mantenha a saúde em dia!


Maior componente o corpo humano, a água é responsável por manter os nossos órgãos em bom estado e funcionando corretamente, por isso é preciso analisar a importância da hidratação.

Todos sabemos que a água tem papel fundamental no nosso corpo, não é mesmo? A importância da hidratação pode ser medida pela quantidade de órgãos que dependem dela. A água compõe a maior parte das células do nosso organismo, também, ajuda a lubrificar nosso cérebro e articulações, amortecendo impactos. Além de transportar nutrientes e carregar resíduos para longe das células do corpo, beber água também ajuda a regular a temperatura corporal através da redistribuição de calor a partir da pele e da transpiração.

A água é o maior componente do corpo humano: Ela representa normalmente 60% do peso de um adulto masculino, nas mulheres a porcentagem fica entre 50% a 55%, por causa da maior proporção de gordura corporal. Os músculos e o cérebro possuem cerca de 75% de água, o sangue e os rins possuem 81%, o fígado possui perto de 71%, os ossos cerca de 22% e o tecido adiposo por volta de 20%. Esses são só os principais componentes do nosso organismo que mostram a importância da hidratação.

A maior parte da água localizada no corpo humano se encontra dentro das células (praticamente ⅔) e o restante se encontra fora delas, nos espaços entre as células e o plasma sanguíneo.

A hidratação corporal depende do equilíbrio entre a entrada e saída de água, que estão sob controle homeostático e mecanismos que modificam as vias excretoras e estimulam o consumo (sede). Assim, a importância da hidratação segue uma lei natural do organismo: se ele precisa de água, sentimos sede, caso a água esteja sobrando, ela será eliminada.

Ainda tem dúvidas em relação a importância da hidratação? O nosso corpo necessita de água para sobreviver e funcionar adequadamente. O ser humano não pode viver sem beber água por mais de alguns dias – dependendo do tempo, os níveis de atividade e de outros fatores, enquanto outros nutrientes podem ser negligenciados por semanas ou meses. Embora geralmente ela não seja tratada com a devida importância, nenhum outro nutriente é tão necessário com tamanha frequência e quantidade. Então, que tal um copo de água agora?


Pesquisadores da Universidade Charité de Berlim, na Alemanha, publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition, já haviam comprovado que a ingestão de água reforça os efeitos de uma dieta de emagrecimento, o que combina muito com o desejo das pessoas no verão! Já os estudos feitos no Hospital de Jilin Changchun, na China, e na Universidade de Hiroshima, no Japão, apontam que se a água for alcalina ela tem o poder de diminuir o colesterol ruim e equilibrar a pressão arterial. A pesquisa do Japão também mostrou que pessoas que tomam dois litros desse líquido por dia melhoram os níveis de leptina – proteína que ajuda no controle do apetite.

Mas, afinal, o que é que a água alcalina tem de bom? A água pode ser neutra (pH 7), ácida (pH baixo de 7) ou alcalina (pH acima de 7). O que define o pH é quantidade de íons de hidrogênio presente em sua composição. A versão alcalina hidrata e equilibra o organismo. Em lugares onde a água é naturalmente alcalina, a população tem expectativa de vida maior, porque ela restabelece o pH neutro, combatendo o envelhecimento das células.


pH da Água – O que é isto? Para que serve? Qual o pH ideal para a água que ingerimos?

pH significa potencial hidrogeniônico (quantidade de prótons H+), que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.

O pH de 7 significa neutralidade.

pH < 7 significa acidez e quanto menor o número do pH, mais ácida é a solução aquosa. O pH é medido em escala logarítmica, o que significa que com a diminuição de 1 ponto no pH torna a solução 10 vezes mais ácida. Ou seja uma solução com pH 3 é 10 vezes mais ácida que uma solução de pH 4 e 100x mais ácida que uma solução de pH 5, 1000 x mais ácida que uma solução de pH 6 e 10.000 x mais ácida que uma solução com pH 7.ph-agua

Quando o pH é maior que 7 a solução é chamada de alcanina. Uma solução com pH 10 é 10x mais alcalina que uma solução com pH 9, 100x mais alcalina que uma solução com pH 8 e 1000x mais alcalina que a solução neutra com pH 7.

Para o nosso corpo é muito importante que os líquidos que ingerimos sejam alcalinos e ricos em minerais. O nosso corpo, quando gera energia, consome elétrons, gerando um resíduo ácido (excesso de prótons H+). O nosso corpo precisa eliminar este excesso de ácido.

© 2018 Todos os Direitos Reservados - Serra Negra Puríssima.